Pular para o conteúdo

Mazurky

Início » Educação, inclusão e sustentabilidade: Brinquedos de papelão podem transformar a sala de aula

Educação, inclusão e sustentabilidade: Brinquedos de papelão podem transformar a sala de aula

Eu Amo Papelão traz personagens inspirados em crianças reais e até mobiliário feito 100% com o material, contribuindo para o desenvolvimento infantil de forma criativa e sustentável

O mês ainda é de férias, mas em breve as escolas abrirão novamente suas portas para receberem milhares de alunos. Até lá, todo o planejamento pedagógico do ano já deve estar estruturado, o qual norteará um processo de ensino e aprendizagem de qualidade para contribuir com a formação e desenvolvimento dos alunos.
 

Na Educação Infantil, o foco está no estímulo ao desenvolvimento integral das crianças, englobando aspectos cognitivos, emocionais, sociais e físicos. Nesse período, as crianças começam a construir as bases para a aquisição de conhecimentos, habilidades e valores que serão essenciais ao longo de sua vida escolar. A preparação dos educadores envolve criar um ambiente acolhedor, que respeite as individualidades de cada criança e proporcione experiências de aprendizagem lúdicas e interativas. Nesse contexto, brinquedos feitos com um material simples, como o papelão, podem não só contribuir para esse processo, mas também ser uma oportunidade para introduzir o conceito de sustentabilidade, incentivando o cuidado com o meio ambiente desde a primeira infância.
 

Essa é a proposta da Eu Amo Papelão, iniciativa que produz brinquedos feitos 100% com o material, entre os quais, os “Amigos da Escola”. Os personagens, inspirados em crianças reais, são encartelados para destacar, pintar e montar. Bonequinhos com óculos; cabelo crespo ou raspado; olhos puxados, acima do peso e com deficiência, representam a diversidade presente no ambiente escolar.
 

“A ideia é proporcionar às crianças a oportunidade de se verem representadas nos brinquedos, ao mesmo tempo em que promovem a inclusão e o respeito às diferenças”, fala Eduardo Mazurkyewistz, proprietário da Eu Amo Papelão. “Isso contribui para o desenvolvimento de empatia e a formação de uma visão mais ampla e tolerante do mundo”, completa.

Desenvolvimento
 

Além da inclusão e diversidade, a inserção desses brinquedos de papelão também propõe trabalhar o desenvolvimento motor e cognitivo das crianças. Ao destacar e montar os personagens, elas trabalham a coordenação motora fina, estimulando o controle dos movimentos das mãos e dedos. Já o ato de pintar envolve o uso de habilidades cognitivas relacionadas à percepção de cores, formas e detalhes.

A estimulação da criatividade e expressão artística é outro ponto de destaque. Pintar os personagens oferece às crianças uma oportunidade de se expressarem de maneira criativa, explorando sua imaginação e criando narrativas próprias.
 

Durante o processo de montagem, as habilidades sociais também podem ser desenvolvidas, uma vez que as crianças podem interagir umas com as outras, promovendo o trabalho em equipe e o compartilhamento de ideias e materiais.

Sustentabilidade
 

Em um momento em que o enfrentamento à crise climática se torna cada vez mais urgente, é fundamental educar as crianças para a necessidade de repensar o consumo e adotar práticas mais conscientes. Ao inserir brinquedos feitos de papelão na sala de aula, as crianças aprendem desde cedo a importância de materiais recicláveis e sustentáveis. “Essa experiência pode ser um ponto de partida para discussões sobre o cuidado com o meio ambiente, estimulando a reflexão sobre como pequenas atitudes podem contribuir para a preservação do planeta e para um futuro melhor”, ressalta Mazurkyewistz.

Cadeira e mesa de papelão: Como assim?
 

Não são só os brinquedos que podem contribuir com a aprendizagem dentro da sala de aula. O mobiliário – cadeira e mesa, feitos 100% de papelão – também pode entrar no contexto e com um detalhe: o assento tem capacidade para suportar até 100 quilos.
 

“Crianças de 3 a 6 anos podem se desenvolver através de uma atividade lúdica de montagem e personalização das suas próprias cadeiras e mesinhas”, diz Mazurkyewistz.
 

A inserção do papelão, tão presente no dia a dia, no âmbito escolar, pode promover um ambiente de aprendizagem mais colaborativo, interativo e consciente. “Com a versatilidade do papelão, é possível transformar o ambiente escolar em um espaço de criatividade e reflexão, alinhando ensino, inclusão e diversidade ao compromisso com o cuidado do meio ambiente”, conclui.

Sobre a Eu Amo Papelão
 

A Eu Amo Papelão, do Grupo Mazurky, traz a proposta de brinquedos nos quais adultos e crianças possam brincar juntos, aliando diversão e criatividade, proporcionando momentos felizes em família, através do papelão, com, ainda, mais um propósito: o da sustentabilidade. Conheça mais em loja.euamopapelao.com.br.

Assessoria de imprensa – Predicado Comunicação 

Fátima Costa – fatima@predicado.com.br (11) 99748-1732 WhatsApp 
Carolina Santaro – carolina.santaro@predicado.com.br (11) 99571-7400 WhatsApp 
Vanessa de Oliveira – vanessa@predicado.com.br (11) 9 7529-0140 WhatsApp 
Carolina Fagnani – carolina@predicado.com.br – (11) 9 9144-5585 WhatsApp