Pular para o conteúdo

Mazurky

Início » Emprego tem resultados positivos, mas mão de obra qualificada é desafio

Emprego tem resultados positivos, mas mão de obra qualificada é desafio

Segmento considerado o termômetro da economia, a indústria de embalagem de papelão ondulado, como o Grupo Mazurky, é uma das que vem sentindo a questão

Os indicadores industriais divulgados nesta terça-feira (10), pela Confederação Nacional da Indústria, referentes a outubro, mostram que o emprego completou treze meses consecutivos sem resultados negativos, enquanto a massa salarial e o rendimento médio registram o segundo mês seguido de maior estabilidade após meses de variações fortes, quando alternaram altas e baixas.

Mas apesar disso, o setor industrial tem se preocupado com a falta de mão de obra qualificada. Segundo o Fiesp Book do 4º trimestre de 2024, anunciado na última segunda-feira (9) pela FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), essa questão e o mercado desafiador são as maiores preocupações dos industriais paulistas de uma maneira geral. Estes mesmos itens já haviam sido mencionados nos relatórios anteriores. Uma outra pesquisa, divulgada em 2 de dezembro pelo FGV IBRE, mostrou que 76,8% das indústrias indicaram dificuldade em contratar ou reter colaboradores.

Segmento considerado o termômetro da economia, a indústria de embalagem de papelão ondulado é uma das que vem sentindo a questão. O setor vê a produção crescer, impulsionada pelo aquecimento do comércio eletrônico e pela valorização de embalagens sustentáveis. Segundo informações prévias da Associação Brasileira de Embalagens em Papel (Empapel), o Índice Brasileiro de Papelão Ondulado (IBPO) subiu 4,20% em novembro de 2024, na comparação com o mesmo mês do ano anterior. Em alta, o índice passa a 162,72 pontos, equivalentes à expedição de 365.389 toneladas no mês. As empresas do ramo, no entanto, como o Grupo Mazurky, instalado em Mauá, enfrentam dificuldades para preencher vagas abertas para atender à demanda, especialmente em áreas técnicas e operacionais.

Segundo o CEO do Grupo Mazurky, Eduardo Mazurkyewistz, a falta de mão de obra qualificada não é uma questão recente, mas tem se intensificado devido à rápida evolução tecnológica do setor. “Hoje, trabalhamos com equipamentos modernos e processos altamente automatizados. Isso exige profissionais com conhecimentos específicos, que nem sempre conseguimos encontrar no mercado”, fala. “Nosso setor é dinâmico e cheio de oportunidades, mas é preciso que os profissionais reconheçam essas oportunidades de crescimento e desenvolvimento que a área proporciona. Se não investirmos agora em educação técnica e qualificação, o mercado enfrentará gargalos ainda maiores nos próximos anos”, conclui.

Crédito da Foto: Divulgação/Freepik

Legenda: Falta de mão de obra tem se intensificado devido à rápida evolução tecnológica

Sobre o Grupo Mazurky

Há 20 anos no mercado, a Mazurky é uma empresa especializada em soluções em papelão ondulado, como caixas de papelão, displays, PDVs (pontos de venda) e projetos especiais. Localizada em Mauá, ao lado do Rodoanel, na região do ABC Paulista, a organização investe em tecnologia de ponta, com equipamentos de última geração e alta capacidade para a produção de embalagens em todos os tamanhos e formatos, podendo ser produzidas desde o Kraft pesado ao papelão reciclado.

Assessoria de imprensa – Predicado Comunicação

Fátima Costa – fatima@predicado.com.br (11) 99748-1732 WhatsApp

Carolina Santaro – carolina.santaro@predicado.com.br (11) 99571-7400

Vanessa de Oliveira – vanessa@predicado.com.br (11) 9 7529-0140 WhatsApp

Carolina Fagnani – carolina@predicado.com.br – (11) 9 9144.5585 WhatsApp