Brincadeiras ao ar livre auxiliam o desenvolvimento infantil; brinquedos da Eu Amo Papelão oferecem experiência, além da diversão
Os pezinhos em contato com o solo, as mãozinhas curiosas descobrindo formas e texturas, tudo isso tem se perdido cada vez mais na infância com o advento da tecnologia. O ato de brincar vai além da diversão, sendo fundamental para o desenvolvimento da criança e uma vida mais saudável. Diante disso, foi criado, em maio de 1999, o Dia Internacional do Brincar, pela International Toy Library Association (ITLA), uma associação internacional de brinquedotecas.
Reconhecida pela UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância) e celebrada em mais de 40 países, no Brasil, a Semana Mundial do Brincar acontecerá entre os dias 20 e 28 de maio, organizada pela Aliança pela Infância — uma rede mundial que promove a reflexão e ação das pessoas em relação aos cuidados com a educação infantil.
Neste ano, a ação traz o tema “A Natureza no Brincar” e não é por acaso. As brincadeiras ao ar livre e o contato com a natureza são essenciais para o desenvolvimento infantil, já que a criança se sente mais estimulada a explorar, além de ter sua curiosidade e criatividade mais aguçadas. Pensando nisso, a Eu Amo Papelão, fabricante de brinquedos produzidos 100% pelo material, nasceu com o propósito de oferecer muito mais do que um produto, mas experiência, não só para os pequenos, mas para toda a família.
Esse objetivo cumpre-se desde o início: todos os brinquedos – que incluem casinha, castelo, avião, carro, entre outros – precisam ser montados, podendo ser desmontados quantas vezes a pessoa quiser. O próximo passo é o da pintura, com pais e filhos soltando a criatividade e fazendo várias criações com tintas, lápis de cor e giz de cera. Feito isso, é só dar asas à imaginação e desfrutar de momentos únicos ao lado dos pequenos.
“Cada vez mais, estamos conectados ao celular, presos à correria do dia a dia e, enquanto isso, a vida vai passando, os filhos vão crescendo e, quando nos damos conta, essa fase gostosa da vida ficou para trás e perdemos de aproveitá-la junto aos nossos filhos. Então, a Eu Amo Papelão traz a proposta de proporcionar momentos felizes através da desconexão e da ludicidade. Momentos únicos, que precisam ser aproveitados pelas famílias porque, passando, não voltam mais”, enfatiza o proprietário da Eu Amo Papelão e diretor do Grupo Mazurky, indústria fabricante dos produtos, Eduardo Mazurkyewistz.
Benefícios de brincar na natureza
Brincar ao ar livre, montando e desmontando os próprios brinquedos, trazem benefícios nos mais variados aspectos. O ato auxilia no estímulo físico, o que ajuda no fortalecimento ósseo e muscular, além de melhorar a saúde cardiovascular da criança, sendo uma forma de combate ao sedentarismo.
O aprendizado escolar também é reforçado, porque a criança ganha mais foco e, brincando com a família e outras crianças, ela aprende a importância do trabalho em conjunto e, ainda, desenvolver novas habilidades.
A parte emocional é mais um ponto significativo, uma vez que estar em contato com a natureza acalma, reduz a irritabilidade, mostra a beleza do simples, reduzindo comportamento consumista e afastando das telas.
Offline
Deixar o celular de lado parece ser impossível nos dias de hoje, afinal, a vida toda e as tarefas diárias parecem estar naquele aparelho. Mas diferente desses equipamentos, o ser humano não é uma máquina e precisa, às vezes, de um tempo offline para desfrutar do que, efetivamente, a vida oferece. Esse é o objetivo da Caixa do Agora, embalagem desenvolvida pela Eu Amo Papelão com o intuito de que a família guarde o celular dentro dela, em alguma hora do dia e viva um momento especial juntos aos filhos. A caixa comporta até três aparelhos.
“Era um dia corrido como outro qualquer, em que o celular apitava, vibrava, a luz piscava, inúmeras vezes. Vimos que toda a família estava conectada, não com o nosso viver, mas com vidas e atividades alheias. Adultos e crianças, todos atrás da luz brilhante e hipnótica dos smartphones. Fixei meu olhar em uma gaveta e sem pensar muito, peguei um por um dos aparelhos e os tranquei ali”, lembra Thiago Cestari da Costa, criador da Caixa do Agora.
Em um primeiro momento, desconectados, a sensação foi de estranheza. “Ficamos primeiramente perdidos, olhando uns para os outros, sem saber o que dizer nem fazer, mas depois, vivemos uma noite mágica, com acampamento indígena na sala, seguido pela fabricação de uma pizza caseira, amassada por todos. Comemos, rimos, brincamos, lavamos a louça e, acredite, conversamos. Fomos família”, conta.
Da gaveta, nasceu a ideia da Caixa do Agora. “É uma solução mais leve, que posso carregar para onde quiser, muito útil, principalmente naqueles momentos em que nos propomos a estar com os filhos, como em férias, por exemplo e, ainda assim, damos mais atenção ao celular que às pessoas”, conclui.
Sobre a Eu Amo Papelão
A Eu Amo Papelão traz a proposta de brinquedos nos quais adultos e crianças possam brincar juntos, aliando diversão e criatividade, proporcionando momentos felizes em família, através do papelão, com, ainda, mais um propósito: o da sustentabilidade.
Conheça mais em loja.euamopapelao.com.br.
Sobre o Grupo Mazurky
Há mais de uma década no mercado, a Mazurky é uma empresa especializada em soluções em papelão ondulado, como caixas de papelão, displays, PDVs (pontos de venda) e projetos especiais.
Localizada em Mauá, ao lado do Rodoanel, na região do ABC Paulista, a organização investe em tecnologia de ponta, com equipamentos de última geração e alta capacidade para a produção de embalagens em todos os tamanhos e formatos, podendo ser produzidas desde o Kraft pesado ao papelão reciclado.
Assessoria de imprensa
Predicado Comunicação
Carolina Fagnani – carolina@predicado.com.br – (11) 9 9144.5585 WhatsApp
Vanessa de Oliveira – vanessa@predicado.com.br (11) 9 7529-0140 WhatsApp
Viviane Bucci – viviane@predicado.com.br (11) 9 30728305 WhatsApp
Fátima Costa – fatima@predicado.com.br (11) 99748-1732 WhatsApp