Skip to content

Mazurky

Início » Impulso do e-commerce acelera demanda do mercado de embalagens

Impulso do e-commerce acelera demanda do mercado de embalagens

Comércio eletrônico deve atingir vendas totais de R$ 205,1 bi em 2024; com importantes datas por vir, como Black Friday e Natal, setor de embalagens vê a demanda saltar, como é o caso do Grupo Mazurky

O comércio eletrônico no Brasil está em franca ascensão. Segundo dados divulgados este mês pelo Observatório do Comércio Eletrônico Nacional, ligado ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic), o comércio eletrônico brasileiro cresceu 4% em relação a 2022 e movimentou ao longo de 2023 o equivalente a R$ 196,1 bilhões.

Em 2024, de acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), o e-commerce registrou vendas totais de R$ 44,2 bilhões no primeiro trimestre, crescimento de 9,7% em relação ao mesmo período do ano anterior. A expectativa é atingir R$ 205,11 bilhões até o fim do ano.

Seja qual for a compra, o produto chega como ao consumidor? Dentro de uma caixa de papelão. Com isso, o setor vem registrando produção intensa, como mostra o último boletim estatístico da Associação Brasileira de Embalagens em Papel (Empapel), divulgado em 3 de setembro e referente ao mês de julho.

As expedições de papelão ondulado pela indústria instalada no país apresentaram desempenho recorde. O Índice Brasileiro de Papelão Ondulado (IBPO) cresceu 8% na comparação anual, para 165,4 pontos, totalizando 371.389 toneladas de caixas, acessórios e chapas. Este foi o maior volume expedido de toda a série histórica, iniciada em 2005.

Agora, na reta final do ano e com importantes datas por vir – Dia das Crianças (outubro), Black Friday (novembro) e Natal (dezembro), indústrias do setor intensificam o trabalho. Em Mauá, na Região Metropolitana de São Paulo, o Grupo Mazurky vem investindo na ampliação de equipamentos e na contratação de mão de obra para dar conta dos pedidos, que não param de chegar.

“Compramos novos maquinários de impressão digital e admitimos, recentemente, 21 funcionários para reforçar a produção nos próximos meses”, conta o diretor da Mazurky, Eduardo Mazurkyewistz. “O setor de embalagens vem se beneficiando enormemente dessa tendência. Com o e-commerce se tornando uma parte cada vez mais integral da experiência de compra do consumidor, a necessidade de embalagens seguras, adaptáveis e sustentáveis se tornou ainda mais pronunciada. Então, o e-commerce não só exige mais embalagens, mas também impulsiona uma demanda por inovações, o que nos motiva a intensificar nossos investimentos”, acrescenta.

Para o diretor, a combinação da recuperação econômica e o impulso contínuo do e-commerce cria um ambiente estimulante para o segmento de embalagens. “À medida que nos aproximamos do final de 2024, as perspectivas para a produção são promissoras e estamos confiantes de que as tendências atuais seguirão nesse ritmo positivo”, conclui.

Crédito/ Foto: Divulgação/FreePik

Sugestão de Legenda: Com o e-commerce em ascensão, o setor de embalagens vem registrando produção intensa

Sobre o Grupo Mazurky – Há mais de uma década no mercado, a Mazurky é uma empresa especializada em soluções em papelão ondulado, como caixas de papelão, displays, PDVs (pontos de venda) e projetos especiais. Localizada em Mauá, ao lado do Rodoanel, na região do ABC Paulista, a organização investe em tecnologia de ponta, com equipamentos de última geração e alta capacidade para a produção de embalagens em todos os tamanhos e formatos, podendo ser produzidas desde o Kraft pesado ao papelão reciclado. 

Assessoria de imprensa – Predicado Comunicação

 Fátima Costa – fatima@predicado.com.br (11) 99748-1732 WhatsApp

Vanessa de Oliveira – vanessa@predicado.com.br (11) 9 7529-0140 WhatsApp

Carolina Fagnani – carolina@predicado.com.br – (11) 9 9144.5585 WhatsApp