Pular para o conteúdo

Mazurky

Início » Indústria de papelão ondulado bate recorde de expedição em outubro e se prepara para a alta da demanda no fim de ano

Indústria de papelão ondulado bate recorde de expedição em outubro e se prepara para a alta da demanda no fim de ano

Proximidade da Black Friday e Natal impulsiona empresas do setor, como o Grupo Mazurky, que reforça produção de embalagens e quadro de funcionários

Dados divulgados nesta segunda-feira (11), da Associação Brasileira das Indústrias de Papelão Ondulado (EMPAPEL), apontam um recorde histórico para o setor em outubro. Com uma expedição total de 390.915 toneladas de caixas, chapas e acessórios de papelão ondulado, a indústria registrou seu maior volume mensal desde o início da série histórica, em 2005. Esse volume supera em quase 20 mil toneladas o recorde anterior, estabelecido em 2020, que foi o momento que o mercado foi mais demandado na época da pandemia.

O Índice Brasileiro de Papelão Ondulado (IBPO) avançou 8,6% em outubro, alcançando 174,1 pontos na comparação com o mesmo mês do ano passado. Esse índice, que tem como base o ano de 2005 (100 pontos), confirma a tendência de expansão do setor, impulsionada pelo crescimento das vendas online e do consumo de bens duráveis, especialmente em períodos de grande movimentação comercial, como os que estão por vir (Black Friday, em 29 de novembro e as festas de Natal e Réveillon).

“O setor de embalagens de papelão é tido como termômetro da economia e a proximidade de datas importantes no calendário, como Black Friday, por exemplo, intensifica ainda mais a atividade. Nessa época, costumamos ter um aumento de 15% na produção, além do que já estávamos crescendo”, fala o CEO do Grupo Mazurky, Eduardo Mazurkyewistz. “Então, com a intensificação da demanda sazonal, a indústria de papelão ondulado se mantém aquecida e preparada para dar suporte ao mercado varejista”, acrescenta. As movimentações exigem a ampliação do quadro de colaboradores. Atualmente, a empresa está com 16 vagas de trabalho em aberto. No último trimestre, 42 novos funcionários foram contratados.

O empresário lembra que outro fator tem contribuído para o avanço do segmento: a crescente demanda por embalagens sustentáveis, que têm ganhado cada vez mais relevância entre os consumidores e empresas preocupadas com o meio ambiente. “A sustentabilidade tem sido uma das principais diretrizes para o crescimento do nosso setor nos últimos anos, afinal, o papelão ondulado é uma escolha natural, pois é reciclável e possui um impacto ambiental muito menor do que outros materiais”, salienta.

Mazurkyewistz ressalta que a crescente conscientização dos consumidores e a pressão das empresas por práticas mais responsáveis impulsionaram a inovação no setor, com a sustentabilidade se tornando um diferencial competitivo essencial. “Com isso, o mercado de embalagens tem se adaptado rapidamente, priorizando soluções que não só atendem às necessidades do consumo atual, mas que também contribuem para um futuro mais sustentável. No fim, todos saem ganhando”, conclui.

Crédito: Divulgação

Legenda: A pressão das empresas por práticas mais responsáveis impulsionaram a inovação no setor

Sobre o Grupo Mazurky

Há vinte anos no mercado, a Mazurky é uma empresa especializada em soluções em papelão ondulado, como caixas de papelão, displays, PDVs (pontos de venda) e projetos especiais. Localizada em Mauá, ao lado do Rodoanel, na região do ABC Paulista, a organização investe em tecnologia de ponta, com equipamentos de última geração e alta capacidade para a produção de embalagens em todos os tamanhos e formatos, podendo ser produzidas desde o Kraft pesado ao papelão reciclado. 

Assessoria de imprensa – Predicado Comunicação

Fátima Costa – fatima@predicado.com.br (11) 99748-1732 WhatsApp

Carolina Santaro – carolina.santaro@predicado.com.br (11) 99571-7400

Vanessa de Oliveira – vanessa@predicado.com.br (11) 9 7529-0140 WhatsApp

Carolina Fagnani – carolina@predicado.com.br – (11) 9 9144.5585 WhatsApp