Pular para o conteúdo

Mazurky

Início » Um olhar para o futuro da indústria no ABC

Um olhar para o futuro da indústria no ABC

O Brasil sempre foi um país desafiador para a indústria como um todo, porém, nos últimos anos, o cenário econômico brasileiro tem desafiado indústrias de todos os portes, especialmente as pequenas e medias empresas. O grande ABC, que historicamente é um dos grandes polos industriais do país, também sente essas transformações e é nesse contexto que surge esta coluna, um espaço para análise de mercado e compartilhamento de ideias sobre gestão, inovação e as oportunidades para impulsionar o setor produtivo regional.

Meu nome é Eduardo Mazurkyewistz, sou sócio da Mazurky Indústria de Embalagens de Papelão Ondulado, empresa que fundei com o meu irmão há mais de 20 anos no ABC, onde ambos nascemos e fomos criados. Sou advogado com especialização em administração de empresas e vice-diretor titular do CIESP – SBC, e minha trajetória pessoal e profissional sempre esteve ligada à nossa região e à indústria, que desejo ver sempre mais competitiva e sustentável.

Nesta coluna quinzenal, abordarei temas ligados ao dia a dia das indústrias e empresas locais, trazendo assuntos atuais , reflexões e informativos que afetam direta e indiretamente o desenvolvimento do ambiente industrial. A proposta é contribuir para que empreendedores, candidatos a empreendedor e gestores tenham informações relevantes para planejamentos estratégicos e tomada de decisões, ajudando a fortalecer todo o ecossistema industrial com mais eficiência, equilíbrio financeiro e, sobretudo, mais impacto social positivo em nossa região.

A economia do grande ABC enfrenta dificuldades para se desenvolver e reter indústrias e empresas, o que não é uma novidade. Esse enorme desafio, porém, também é uma grande oportunidade, pois o potencial de crescimento permanece presente, impulsionado pela tradição industrial e a capacidade de reinvenção das indústrias e empresas locais.

Nos próximos artigos, exploraremos como as pequenas e médias industrias podem se posicionar estrategicamente nesse cenário, investindo em inovação, qualificação profissional e novas parcerias. A indústria do grande ABC tem um DNA resiliente e, com as abordagens corretas, pode continuar sendo referência em produtividade e geração de empregos. Então, vamos, juntos, construir um setor mais forte e preparado para o futuro. Até a próxima.

“O conhecimento era um bem privado, associado ao verbo SABER. Agora, é um bem público ligado ao verbo FAZER.”

Peter Drucker

Eduardo Mazurkyewistz, sócio fundador da Mazurky Embalagens de Papelão Ondulado. Advogado, com especialização em administração de empresas e treinamento para empreendedorismo pelo SEBRAE, Mazurkyewistz é membro da Empapel (Associação Brasileira de Embalagens em Papel). É também vice-diretor titular do CIESP – São Bernardo do Campo (Centro Regional das Indústrias do Estado de São Paulo). Há mais de uma década no mercado, a Mazurky é uma empresa especializada no desenvolvimento e fabricação de caixas de papelão e acessórios de papelão ondulado.